Giovanna Barros's profile

Como acabar com maus hábitos

Nosso cérebro é formado por células chamadas de neurônios, e dentro desses neurônios são produzidos vários tipos de mensageiros de informações, um deles chamado de neurotransmissores. Um dos neurotransmissores imprescindíveis para a explicação de como funciona nossos maus hábitos é a dopamina.
 
A dopamina é um neurotransmissor responsável pela sensação de recompensa durante uma atividade. Atividades como comer besteira e mexer nas redes sociais são mestres em produzir excesso de dopamina, por isso temos aquela sensação ótima e de bem-estar. A dopamina causa efeito de vício, por conseguinte resulta no efeito de estar sempre querendo cada vez mais se saborear das atividades viciantes. As drogas são exemplos claros de produção de dopamina.
 
O hábito é tudo aquilo que fazemos no automático, ou seja, sem gastar muita energia. Escovar os dentes e tomar banho são hábitos comuns. O problema é quando maus hábitos entram na nossa rotina (me refiro aos que causam vício) e se torna muito difícil de mudar!
 
Quando estamos produzindo dopamina em excesso, se torna difícil cortar o vício e passar a fazer atividades que liberam menos dopamina. Atividades como estudar e ler, quando estão em transição dos maus hábitos para os bons hábitos, causam menos prazer, pois há menos receptores para receber a dopamina, já que receptores são comunicação entre neurônios e são inibidos tempos depois em razão do excesso de dopamina, por isso drogas e outros vícios necessitam de doses cada vez mais altas para produzir o mesmo efeito.
 
Para mudar isso é necessário disciplina e planejamento de uma nova rotina. Comece a fazer essas atividades novas por pouco tempo e com pausas, e no final de cada uma se dê uma recompensa (ex: um chocolate). Deixe para fazer as atividades viciantes depois que você terminar de fazer as atividades necessárias. Não tente mudar tudo de uma vez, comece aos poucos para seu cérebro não sentir muita falta, pois você pode se render ao vício e no final do dia se sentir fracassado.
 
Para a inserção de um novo hábito é preciso que ele seja executado aos poucos, para mais tarde você gastar pouca energia o realizando e se tornando fácil para seguir seu planejamento.
Como acabar com maus hábitos
Published:

Owner

Como acabar com maus hábitos

Published:

Creative Fields